quinta-feira, 3 de junho de 2010

Oficina básica de desenho animado - CMAI

ia 30 de abril de 2010, no CMAI - Centro Municipal de Artes Integradas, no evento "Sexta das Artes", que ocorre toda ultima sexta-feira de cada mês, Lula Borges, Membro fundador d'ACASA ministrou uma palestra básica sobre desenho animado pela manhã e tarde, tendo 3 horas cada aula.

A oficina iniciou na sala de vídeo do CMAI , pela manhã, com a exibição de um filme explicativo sobre a produção de desenhos animados. No filme foram mostradas várias técnicas de animação. Desde o desenho animado em seu formato tradicional, feito em papel, passando por técnicas como acetato, animação de recorte, guache, canetas de álcool, areia, cordão, stop motion (massa de modelar), até no próprio negativo do filme, em tiras e também as misturas de várias técnicas no mesmo quadro de animação.


Foi passado também um filme sobre quadros aleatórios, onde são passadas imagens diversas sem seqüência lógica e quadros contínuos, onde as imagens de um mesmo objeto são organizadas em sequência de tal forma que o expectador o vê animado, quando na verdade o objeto está estático, para que dessa forma tornasse possível o entendimento de como funciona uma animação.

Após os filmes os alunos foram convidados para direcionarem-se a outra sala, a de artes visuais. Após esse filme os alunos foram convidados para direcionarem-se a outra sala, a de artes visuais, na qual fizeram outra dinâmica, agora para verem a necessidade de se existir trabalho em equipe, pois ninguém é tão bom sozinho quando todos juntos. os alunos passaram então a produzir, onde, fizeram um desenho de um rosto, de uma cabeça e mostraram ao colega do lado. Em seguida foram misturando seus desenhos com os dos colegas até chegar ao ponto que os desenhos estivessem parecidos uns com os outros.

Assim terminou a etapa da manhã da oficina.

A tarde, a partir das 14:00h foi passado aos alunos as informações de como trabalhar com o arco. Com os arcos podemos fazer vários movimentos para se fazer uma animação básica, como bolas quicando, ou árvoes caindo, ou mesmo os movimentos dos braços e pernas de personagens. O primeiro exemplo foi realmente uma bola quicando, fazendo uso de papel e lápis e também réguas de pinos.

Com a primeira página desenhada a guia o arco e as divisões temporais do movimento que a bola faz, para cada divisão é usado uma página diferente, numerada para que haja a sensação do movimento do circulo, dando uma impressão final de que ele está pulando.

Após uma breve explicação sobre perspectiva e usando a mesma técnica dos arcos, mas com bem mais divisões, os alunos passaram a fazer as bolas quicando várias vezes na mesma cena.

Depois da experiência de fazer as animações em papel, os alunos tiveram a oportunidade de fazer o mesmo no computador com programa específico de animação.

Os desenhos feitos em papel foram fotografados digitalmente e colocados no computador, para mostrar na prática, com a junção dos desenhos, como funciona a animação. Enquanto as fotos eram feitas, foi explicado aos alunos um pouco de história do cinema e a explicação de por que nós, seres humanos, vemos imagens em movimento numa tela de cinema ou na televisão.

Após as explicações históricas a aula foi encerrada e o professor Lula Borges fez a edição da animação. O filme vai anexo com este relatório e também pode ser visto na Internet, como é mostrado abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário