quinta-feira, 3 de junho de 2010

Palestra sobre arte sequencial - UNP - Natal - RN

Dia 28 de abril de 2010, Lula Borges, convidado pelos professores Geraldo Bomfim e Gustavo Bittencourt, da UNP (Universidade Potiguar) iniciou a palestra sobre roteiro e arte seqüencial no auditório da entidade falando primeiramente da sua vida artística, dificuldades, locais de estudo, a revista Maturi e o Grupehq, fanzines que produziu com amigos de dentro e fora do estão do Rio Grande do Norte, a produção de material publicitário, ilustrações, quadrinhos e desenhos animado. Falou da possibilidade de se produzir histórias em quadrinhos para fora do Brasil, com o recurso da internet.
Após a apresentação de sua vida artística, Lula Borges começa uma conversa com os presentes sobre a produção da história em quadrinhos, passando pelo roteiro, desenhos, arte-final, cores, letras e até a questão de vendas e criação e registro de personagens e publicações.
Seguindo com as apresentações, Lula passa a mostrar um novo assunto: a produção de roteiro para arte seqüencial, dando ênfase aos quadrinhos, desenho animado, cinema e teatro, nesta parte da apresentação, Lula Borges teve o auxílio de Joseniz Guimarães (ACASA/ABAS)
e os dois explicaram a produção de um roteiro, desde a idéia, passando pela storyline, argumento, roteiro literário e roteiro técnico, dando vários exemplos desde os quadrinhos dos anos 60, desenhos animado, filmes épicos e estrutura para se criar uma história e direcioná-la para a mídia que se deseja.

Com o fim da apresentação sobre roteiro, é mostrado por Lula Borges a produção de um desenho animado, desde o roteiro, página de animação, storyboard e os passos para se fazer a animação propriamente dita: animatic, layout, quadros-chave, breakdowns, intervalação, cleanup e finalização.

O encontro acabou com um bate-papo com os alunos e os professores da UNP sobre a produção de histórias em quadrinhos no estado do Rio Grande do norte e a necessidade de juntar mais e mais pessoas para a produção da arte sequencial, seja ela quadrinhos, cinema ou desenho animado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário